Destaques

17/01/24

Portaria Desenredamento

A Portaria Conjunta MMA/IBAMA/ICMBIO nº 3, de 8 de janeiro de 2024, estabelece procedimentos para o desenredamento de grandes cetáceos em águas brasileiras.

19/10/23

PROCESSO SELETIVO CMA

ATUALIZAÇÕES:

Ata de Homologação das Inscrições - 30/10/2023

Errata - 01/11/2023

Ata de Homologação dos Resultados do Processo Seletivo - 06/11/2023

=============================================================

Aberto processo seletivo simplificado para provimento de servidores temporários para trabalho de apoio ao monitoramento ambiental do CMA.

Tratam-se de duas vagas, nível III para atuação na BASE AVANÇADA DO CMA em PORTO DE PEDRAS/AL. A área temática de trabalho é de agente de apoio às ações de conservação, monitoramento e manejo de espécies ameaçadas, no caso específico, peixe-boi. A duração do contrato é de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 12. O nível de escolaridade requerido é Ensino Fundamental completo.

A remuneração é de 2,5 (dois salários mínimos e meio) acrescido de auxílio alimentação, auxílio pré-escolar e auxílio transporte, conforme edital e legislação vigente.

O processo de seleção dos candidatos será realizado por meio de Análise Curricular.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada entre os dias 18/10/2023 a 27/10/2023 mediante o preenchimento da FICHA DE INSCRIÇÃO e encaminhamento do CURRICULUM VITAE acompanhado de comprovantes das informações enviados EXCLUSIVAMENTE no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Documentação necessária:

1. Documento pessoal, com foto e comprovação de inscrição de CPF e Registro Geral (Carteira de Identidade);

2. CNH (mínimo categoria B);

3. Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc), declaração do proprietário do imóvel ou declaração legível "de próprio punho assinada pelo candidato.

4. Atestado Médico, comprovando que o candidato se encontra "APTO a participar do processo seletivo, emitido nos últimos 30 (trinta) dias.

5. Tipagem Sanguínea e Fator RH.

6. Comprovante de Escolaridade.

7. Certidões de antecedentes criminais da Polícia Civil local e da Polícia Federal e certidões criminais das Justiça Estadual e Federal da jurisdição onde ocorrerá a contratação.

8. Curriculum Vitae, com apresentação ampla e objetiva da experiência profissional e dos cursos obtidos pelo candidato durante sua vida funcional, com os devidos comprovantes anexos.

O edital e a ficha de inscrição também estão disponíveis no sítio eletrônico: Processo Seletivo Agente Temporário Ambiental: CMA - Porto de Pedras — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br) ou acessando o arquivo em PDF clicando diretamente aqui. Maiores informações e dúvidas, escrever para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

13/09/23

CMA PROMOVE UMA CONSULTA AMPLA PARA A AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) está promovendo uma consulta ampla para a avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos, e estamos convidando todos os interessados a contribuir com suas observações e informações até o dia 30 de novembro de 2023.

O processo de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira busca avaliar o risco de extinção de todas as espécies de vertebrados que habitam o Brasil.

Até o momento, desde 2009, já foram avaliados 59 mamíferos aquáticos, entre eles, pinípedes, sirênios e cetáceos, que pode ser acessado nesse link.

O processo de avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos será dividido em duas oficinas de avaliação. Na avaliação I, serão avaliados 24 taxa, dentre eles pinípedes, cetáceos e sirênios.

Neste momento, estamos lançando a fase de Consulta Ampla, na qual a comunidade científica pode se envolver no processo e fornecer informações sobre os táxons e seus habitats. As fichas de avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos que serão avaliadas estão disponíveis para consulta e contribuições no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE. Para acessá-las, basta fazer o cadastro e o login no site https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta. O prazo final para a Consulta Ampla é 30 de novembro de 2023.

Serão devidamente reconhecidos os méritos de todos os colaboradores ao longo do processo de avaliação e na divulgação das fichas. A participação e cooperação desempenham um papel fundamental na melhoria da "Avaliação do Estado de Conservação dos Mamíferos Aquáticos", fornecendo a base necessária para a elaboração de estratégias de conservação tanto para as espécies quanto para os ambientes que sustentam sua existência.

Caso o interessado tenha alguma dúvida, pode entrar em contato no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

banner consulta ampla

03/03/23

INFORMATIVO CMA

Avistei um Peixe-boi! O que fazer?

Grande parte da população não sabe qual o procedimento correto ao se deparar com um peixe-boi, ocasionando em interações que podem acarretar diversos problemas a ele. Além de serem proibidas à população em geral, estas interações podem somente ser feitas pelas instituições responsáveis pelo animal ou, em caso de deslocamento para áreas fora da atuação desta, devem ser realizadas por instituições parceiras e com expertise nestes atendimentos.

Portanto, se você encontrar um peixe-boi, a melhor forma de ajudar é entrando em contato conosco para passar mais detalhes do avistamento (além de fotos e vídeos, caso tenha feito registros), assim poderemos tomar as medidas necessárias sem colocar em risco a saúde do animal.

Ajude-nos a conservar a espécie! Agradecemos o seu esforço!

 

informativo px boi1 

 

 

29/10/20

Publicação do Livro infantil "Sou XICA - o peixe-boi da praça do Derby"

Publicação na área!!

O CMA, como parte da comemoração dos 40 anos de sua criação, lança no dia do livro e no mês das crianças, esse livrinho infantil que conta, de forma lúdica, a trajetória de vida do peixe-boi mais famoso do Brasil: Xica, uma fêmea, que fez com que o país conhecesse a espécie e ainda deu de presente aos brasileiros o primeiro filhote de peixe-boi-marinho nascido em cativeiro.

Xica divulgou sua espécie e trouxe esperança para conservação e sobrevivência de animais que não eram mais conhecidos no país quando ela nasceu. Para os pesquisadores da época era difícil que um exemplar de peixe-boi-marinho tivesse sido encontrado em Pernambuco, pois ela já teria sido extinto na região. Xica não só provou a existência da espécie, como virou mascote do Estado.

Livro está disponível para download lá no nosso site!

 

XIccaa

Veja o Livro completo!

06/10/20

CMA comemora Dia das Crianças com ilustrações

Comemorando o Dia das Crianças 

E nada melhor do que uma brincadeira pra comemorar e passar o tempo não é mesmo? Pensando nisso, nós do CMA, iremos fazer uma sequência de ilustrações para colorir representando os mamíferos aquáticos que podemos encontrar por todo litoral brasileiro.

Então vai valer pintar com lápis de cor, giz de cera, tinta guache e quem sabe até digitalmente pelo tablets/IPad (podendo usar um APP de sua preferência ou até mesmo anexar em um bloco de notas).

E se precisar de uma inspiração pode usar nosso Guia como referência ou buscar uma foto pela web, se quiser caprichar mais na pintura. Depois de pintar manda pra gente!!

 

Ilustradora: Adriana Miranda 

 

Encaminhe através do in-box da nossa página: 

facebock – https://www.facebook.com/ICMBioCMA

ou

Instagram – https://www.instagram.com/icmbiocma/

Veja algumas:

Baleia-franca para Colorir Baleia-azul para Colorir 

 

Baixe todas nossas figuras!

Figuras em .JPG,  Figuras em .PNGFiguras em .PDF

06/10/20

CMA participa do Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio/CMA) participou e do "Evento Virtual Comemorativo ao Dia Nacional da Toninha (Pontoporia blainvillei)" no dia 1o de outubro, organizado pelo VIVA Instituto Verde Azul e com a colaboração de outras instituições: GEMARS, Projeto Toninhas, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Baleia a vista, Grupo Ecologia Humana, MAQUA/UERJ, LEC/UFPR, Parceiros do Mar, Instituto Argonauta, Instituto Aqualie e ICMBio/CMA.

 

A iniciativa do Dia da Toninha, foi uma proposta feita por pesquisadores durante a Oficina de elaboração do Plano Nacional para Conservação da Toninha - ICMBio/CMA realizada em 2018. Sendo uma das ações do PAN, o CMA junto ao ICMBio oficializou o dia 1° de outubro como o Dia Nacional da Toninha já no ano de 2019, onde a data foi celebrada pela primeira vez.

 

Esse ano a comemoração, o CMA junto com pesquisadores e conservacionistas brasileiros de várias instituições se uniram para comemorar a data do evento virtual "Webinar: Conhecendo o golfinho mais ameaçado do Brasil". O evento contou com a mais de 16 palestras, que apresentaram sobre a biologia, comportamento, ameaças, pesquisa e conservação das toninhas..

 

A bolsista do CMA, Adriana Miranda, participou da organização do evento que também contou com a participação da coordenadora do Centro, Drª Fábia Luna, com a palestra sobre a importância do trabalho do ICMBio/CMA na criação do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Toninha, sobre os objetivos e metas esperadas e todas as contribuições que o PAN Toninha traz para subsidiar a conservação da espécie.

 

Eventos como esse auxiliam na conservação da espécie, pois por conta de seus hábitos tímidos se comparado as outras espécies de golfinhos, se torna uma das espécies menos conhecidas. E além de ser o menor golfinho da América do Sul, é classificado, pela Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção, o mais ameaçado na categoria de criticamente em perigo "CR".

 

Foto Webinar Dia-da-Toninha

06/10/20

CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos

CMA lança protocolo para uso de drones em pesquisa e monitoramento de mamíferos aquáticos
No documento publicado pelo CMA podemos encontrar as legislações e regulamentações referentes ao tema e quais modelos de aeronave e software de pilotagem podem ser utilizados. A publicação também informa os limites de distâncias e alturas que devem ser respeitados durante cada tipo de atividade.

 

O protocolo também aborda temas como o uso dessa ferramenta em trabalho de estimativas populacionais, definição de áreas de uso comparada com outros métodos, a utilização de câmeras termais (sensores termográficos), mapeamento do habitat do peixe-boi-marinho e a possibilidade de realizar diagnóstico clínico não invasivo nos animais. 

 

O material é voltado para profissionais, pesquisadores, instituições e empresas que necessitem fazer o uso dos drones para a pesquisa e monitoramento de peixe-boi-marinho e seu habitat, tendo como prioridade a segurança operacional. Segundo a servidora e coordenadora do CMA, Fábia Luna, o protocolo será de grande importância, pois servirá de ferramenta para todas as UCs e Centros de Pesquisas do ICMBio que possam a vir a utilizar essa ferramenta de conservação e pesquisa.

 

Baixe o manual comleto

 

Matéria 1 - Foto1

02/07/20

"Protocolo Sobre Diagnóstico e Avaliação de Efeitos da Pesquisa Sísmica em Mamíferos Aquáticos"

Acaba de ser publicado o "Protocolo Sobre Diagnóstico e Avaliação de Efeitos da Pesquisa Sísmica em Mamíferos Aquáticos" que através de uma linguagem simples, voltada para publico em geral, estudantes e profissionais da área orientações sobre o diagnóstico e avaliação dos efeitos das pesquisas sísmica em mamíferos aquático.

Faça o donlowad aqui!

Veja essa e outras publicações.

27/05/20

Guia Ilustrado do Comportamento de Peixes-bois

Publicação na área!

"Comportamento De Peixes-bois - Guia ilustrado"

O guia foi elaborado pelo ICMBio, juntamente com pesquisadores de sirênios no Brasil.

O material ilustra os diversos comportamento da espécie, utilizando uma linguagem simples, com ilustrações didáticas sobre o tema, para que o leitor possua uma melhor visualização das atividades dos peixes-bois e uma padronização de interpretação sobre o que está sendo observado.

O "Comportamento de Peixes-bois – Guia ilustrado" aborda orientações de como elaborar a pesquisa que envolva o comportamento de peixes-bois da Amazônia e marinho, desde o planejamento da pesquisa, escolha das metodologias de coleta de dados, identificação do comportamento, interpretação e análise dos resultados.

Baixe agora e conheça mais sobre esses animais incríveis.

Faça o donlowad aqui!

Veja essa e outras publicações.