CMA PROMOVE UMA CONSULTA AMPLA PARA A AVALIAÇÃO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS ESPÉCIES DE MAMÍFEROS AQUÁTICOS

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) está promovendo uma consulta ampla para a avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos, e estamos convidando todos os interessados a contribuir com suas observações e informações até o dia 30 de novembro de 2023.

O processo de avaliação do estado de conservação da fauna brasileira busca avaliar o risco de extinção de todas as espécies de vertebrados que habitam o Brasil.

Até o momento, desde 2009, já foram avaliados 59 mamíferos aquáticos, entre eles, pinípedes, sirênios e cetáceos, que pode ser acessado nesse link.

O processo de avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos será dividido em duas oficinas de avaliação. Na avaliação I, serão avaliados 24 taxa, dentre eles pinípedes, cetáceos e sirênios.

Neste momento, estamos lançando a fase de Consulta Ampla, na qual a comunidade científica pode se envolver no processo e fornecer informações sobre os táxons e seus habitats. As fichas de avaliação do estado de conservação das espécies de mamíferos aquáticos que serão avaliadas estão disponíveis para consulta e contribuições no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE. Para acessá-las, basta fazer o cadastro e o login no site https://salve.icmbio.gov.br/salve-consulta. O prazo final para a Consulta Ampla é 30 de novembro de 2023.

Serão devidamente reconhecidos os méritos de todos os colaboradores ao longo do processo de avaliação e na divulgação das fichas. A participação e cooperação desempenham um papel fundamental na melhoria da "Avaliação do Estado de Conservação dos Mamíferos Aquáticos", fornecendo a base necessária para a elaboração de estratégias de conservação tanto para as espécies quanto para os ambientes que sustentam sua existência.

Caso o interessado tenha alguma dúvida, pode entrar em contato no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

banner consulta ampla