Web conferência sobre aspectos da conservação das espécies no território do PAN Lagoas do Sul

(Itajaí - 24/04/2020) No dia 08 de abril, foi realizada a webconferência "Aspectos da conservação das espécies no território do PAN Lagoas do Sul". O evento faz parte da agenda de conferências relativas ao PAN no SIG do Círculo de Referência em Agroecologia, Sociobiodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ASSSAN-CR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS).

 

Os SIGs ou Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs) são um espaço de integração por meio do qual se promovem sessões por webconferência, para realização de debates, discussões, aulas, conferências e reuniões de ensino, pesquisa e extensão à distância. No âmbito do ASSSAN-CR, estão em curso programações focadas para diversos atores, na sua crescente rede de parceiros na América do Sul e no mundo.

 

O PAN Lagoas do Sul, coordenado pelo CEPSUL/ICMBio, justamente pelo objetivo da conservação de espécies em conjunto com a conservação de ambientes e de modos de vida tradicionais ou sustentáveis, é uma dessas temáticas.

 

img 2020 04-08 webconferencia pan lagoas do sulA conferência, conduzida pela bolsista do Projeto GEF-Mar no CEPSUL, Maya Ribeiro Baggio, contou com a participação dos pesquisadores Luis Esteban Krause Lanés, do Instituto Pró-PAMPA (IPPAMPA), Glayson Ariel Bencke, do Museu de Ciências Naturais de Coleções Científicas (SEMA/RS) e Alexandro Marques Tozetti, do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos, que abordaram temas ligados a ecologia de peixes anuais, aves limícolas e migratórias, estudos sobre isótopos de anfíbios e répteis e sua relação com o conhecimento ecológico e perspectivas de conservação.

 

De acordo com Maya, "a conferência reforça a importância de propiciarmos mais encontros ao longo do ciclo de gestão do PAN, pois trata-se de um processo participativo e aberto, que demanda um fluxo contínuo de informações e trocas de saberes, a aproximação de novos atores e o fortalecimento de suas atuações. O diálogo técnico científico desta conferência, voltado às espécies ameaças de extinção, destacou a urgência de se trabalhar estrategicamente em ações que ampliem o conhecimento sobre as espécies e, simultaneamente, criar e executar estratégias e alternativas de conservação, envolvendo atores diversos e também ampliando o diálogo entre diferentes PANs".

 

Leonardo Urruth, analista ambiental da SEMA/RS e um dos idealizadores do evento, destaca que "a conferência faz parte de uma série de iniciativas que visam integrar cada vez mais pesquisadores e demais atores em conservação ao PAN Lagoas do Sul, possibilitando o aproveitamento de sinergias, especialmente quanto a conservação das espécies focais do PAN, mas também das inúmeras espécies beneficiárias. A aproximação dos pesquisadores em biodiversidade vai facilitar, inclusive, a criação e monitoramento de indicadores de conservação para as espécies do território do PAN".

 

Para Walter Steenbock, analista ambiental do CEPSUL e coordenador do PAN Lagoas do Sul, "é fundamental que haja cada vez mais conexão entre as pesquisas relativas à conservação da biodiversidade e ações relacionadas à implementação de políticas públicas, educação ambiental e sistemas produtivos que promovam a conservação em conjunto com o uso dos recursos naturais. Essa conexão, envolvendo diferentes instituições e atores sociais, é fundamental na execução do PAN."

 

Para quem não assistiu a webconferência, em junho ela foi disponibilizada no canal do ASSSAN-CR no YouTube. A conferência foi dividida em cinco vídeos contendo a apresentação de cada painelista e sua discussão final, confira nos links abaixo.

 

SIG - Parte 1- Planos de Ação Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN)

SIG - Parte 2 - Palestra "Conservação das aves no território do PAN Lagoas do Sul"

SIG Parte 3 - Palestra "Peixes anuais (Rivulidae) no âmbito do PAN Lagoas do Sul"

SIG Parte 4 - Palestra "Áreas úmidas costeiras como hábitats essenciais para anfíbios e répteis" Discussão

SIG Parte 5 – Webconferência "Aspectos da conservação das espécies no território do PAN Lagoas do Sul"

 

Mais informações sobre o PAN Lagoas do Sul podem ser obtidas na página do PAN no site do ICMBio, na qual estão disponíveis também as edições do "Lagoando", o boletim informativo de notícias sobre as ações do Plano (de publicação trimestral e atualmente na sexta edição).

 

Texto: Walter Steenbock e Maya Ribeiro Baggio