Oficina de Avaliação do Risco de Extinção das Eglas do Brasil

(Itajaí - 23/10/2019) Para definir as políticas de conservação direcionadas à redução da perda de espécies, foi estabelecida como prioridade pelo governo brasileiro a avaliação do risco de extinção de todas as espécies conhecidas de plantas, animais vertebrados e, seletivamente, dos animais invertebrados, incluindo os eglídeos, crustáceos endêmicos da América do Sul.

 

Foi realizada na semana de 14 a 18 de outubro a Oficina de Avaliação do Risco de Extinção das Eglas do Brasil. Estiveram reunidos no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul, ICMBio/CEPSUL, pesquisadores de várias universidades, incluindo o presidente da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC) Dr. William Santana. Durante a oficina foram avaliadas 51 espécies de eglídeos que ocorrem no Brasil.

 

img 2019 10 14 lancamento livroNa abertura da oficina foi lançado o livro Aeglidae: Life History and Conservation Status of Unique Freshwater Anomuran Decapods. Este livro é o primeiro a resumir as características taxonômicas, relações filogenéticas, história evolutiva e antecedentes biogeográficos, características biológicas e estratégias de conservação desse grupo de animais. Editado por dois pesquisadores internacionalmente reconhecidos e presentes na oficina, Dr. Sandro Santos (UFSM) e Dr. Sergio Luiz de Siqueira Bueno (USP), este livro será uma referência importante não apenas para os carcinologistas que trabalham com esses crustáceos, mas também para os leitores interessados na biologia e conservação desses animais únicos. Um dos capítulos (Conservation status and threats of Aeglidae: beyond the assessment) é de coautoria do analista ambiental, Dr. Harry Boos, com o coordenador de táxon Dr. Marcelo Antônio Amaro Pinheiro, da Unesp/IB-CLP e da Oceanógrafa Paula G. Salge, bolsista de apoio científico do Projeto GEF Mar.

 

Mais informações sobre o livro: https://www.crcpress.com/Aeglidae-Life-History-and-Conservation-Status-of-Unique-Freshwater-Anomuran/Santos-Bueno/p/book/9781138294721

 

img 2019 10 oficina crustaceos img 2019 10 oficina crustaceos2 img 2019 10 oficina crustaceos3
img 2019 10 oficina crustaceos4 img 2019 10 18-oficina crustaceos5 img 2019 10 17 participantes oficina crustaceos