Aberta consulta pública para avaliação do risco de extinção de peixes marinhos

(Itajaí - 04/09/2019) - O processo de Avaliação do Estado de Conservação da Fauna Brasileira é conduzido pelo ICMBio e seus resultados também subsidiam a atualização da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas de Extinção. A avaliação dos mais de 1200 peixes ósseos marinhos (Actinopterygii) tem como pontos focais os Centros de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha: CEPENE, Centro TAMAR e CEPSUL.

 

O segundo ciclo de avaliação (2015-2020) deste grupo de peixes está em andamento, já tendo sido avaliadas cerca de 600 espécies. Para a próxima Oficina de Avaliação, os centros CEPENE E CEPSUL irão avaliar espécies das seguintes ordens de peixes marinhos:

 

Alepocephaliformes, Argentiniformes, Beryciformes, Gadiformes, Kurtiformes, Lophiiformes, Perciformes, Syngnathiformes e Tetraodontiformes. img 2019 Epinephelus bonaci jovem claudio sampaio

 

A lista completa das espécies que serão avaliadas, podem ser visualizadas aqui.

 

Desta forma, a consulta pública para estas espécies já se encontra aberta e pesquisadores, especialistas e comunidade interessada estão convidados a revisar as informações e enviar suas contribuições até o dia 01/11/2019.

 

Para colaborar com novas informações nas fichas de cada espécie, é necessário cadastrar-se no módulo de consulta do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade – SALVE. Acesse o site, faça seu cadastro e login e envie suas contribuições até o dia 01/11/2019.

 

Lembramos que os devidos créditos serão dados a todos os colaboradores, ao longo do processo de avaliação e na publicação das fichas.

 

Contamos com a sua contribuição!

 

img 2019 mero autoria athila bertoncini img 2019 cavalo-marinho autoria alcides dutra instituto larus img 2019 Epinephelus morio adulto claudio sampaio