Centros da Biodiversidade Marinha Realizam Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos

(Itajaí - 10/06/2019) Entre os dias 03 e 07 de junho foi realizada, na sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE), em Tamandaré (PE), nova Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos (Actinopterygii) Marinhos.

 Esta foi a sexta oficina deste grupo neste segundo ciclo de Avaliação, sendo elencadas espécies de peixes de habitats marinho-costeiros e alguns de água-doce, recifais e de águas profundas, incluindo espécies consideradas importantes recursos pesqueiros. Estas espécies estão sob a responsabilidade do CEPENE, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL, e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste -TAMAR.2019 especies avaliacao

Ao todo foram avaliadas 332 espécies de 19 Ordens, sendo: Albuliformes, Anguilliformes, Aulopiformes, Beryciformes, Blenniiformes, Clupeiformes, Elopiformes, Gobiesociformes, Gobiiformes, Istiophoriformes, Lampriformes, Mugiliformes, Notacanthiformes, Ophidiiformes, Perciformes, Polymixiiformes, Saccopharyngiformes, Scombriformes, Siluriformes.

Destas, 8 espécies foram excluídas por não ocorrerem no Brasil, ou por terem sido modificada sua taxonomia. Vinte espécies entraram em alguma categoria de ameaça, sendo uma categorizada como, Criticamente em Perigo (CR), duas como Em Perigo (EN) e 17 como Vulnerável (VU). As outras 304 espécies avaliadas não entraram em nenhuma categoria de ameaça, sendo três espécies categorizadas como Quase Ameaçadas (NT), 251 consideradas como Menos Preocupante (LC), 43 como Dados Insuficientes (DD) e 7, como não elegível para uma avaliação regional no Brasil, sendo categorizadas como Não Aplicável (NA).

A oficina, que se insere nas atividades previstas no Projeto GEF-Mar, conto com a presença de 37 pesquisadores, provenientes de todas as regiões litorâneas do Brasil, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) e do Sindicato de Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí (SINDIPI). Os coordenadores de táxon presentes na reunião foram os doutores Fábio Di Dario e Marcelo Vianna, da UFRJ e o Dr. Raphael Mariano Macieira da UVV. Os pontos focais dos Centros são os Analistas Ambientais Roberta Aguiar dos Santos (CEPSUL), Iara Braga Sommer (CEPENE) e Nilamon Leite Júnior (TAMAR). Também participaram da reunião a equipe de apoio técnico de bolsistas dos três centros e o Coordenador, Analista Ambiental e bolsista do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC).

Além dos trabalhos desenvolvidos durante a oficina, esta contou com uma apresentação do Coordenador do CEPENE, Leonardo Tortoriello Messias, das atividades realizadas por este centro e suas bases, bem como com apresentações de alguns pesquisadores que gentilmente expuseram seus trabalhos. O encerramento da Oficina contou a presença do Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBIO, Marcos Aurélio Venancio, que destacou a importância para a conservação deste processo envolvendo a comunidade científica e, como consequência, das parcerias estabelecidas.

2019 06 participantes oficina cepene