Centros realizam reunião preparatória para Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Marinhos

(Itajaí - 12/04/2019) Entre os dias 01 e 05 de abril foi realizada, no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL em Itajaí (SC), a reunião preparatória para nova Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Peixes Ósseos Marinhos.

 

img tainha PraiaVermelha LICTA AthilaBertonciniPara esta Oficina, optou-se por reunir espécies marinhas de habitats costeiros, recifais e de águas profundas, assim como utilizadas como recursos pesqueiro, que estão sobre responsabilidade do CEPSUL, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste - CEPENE e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e da Biodiversidade Marinha do Leste -TAMAR. Ao todo, 372 espécies (223 do CEPSUL; 88 do CEPENE e 61 do TAMAR) pertencentes à 61 famílias serão avaliadas em uma grande Oficina no mês de junho nas dependências do CEPENE em Tamandaré (PE).

 

A reunião preparatória teve como objetivo reunir os pontos focais de cada Centro e os coordenadores de táxon de peixes ósseos marinhos para atualizar a lista de espécies, definir a lista de pesquisadores e discutir questões logísticas e metodológicas da Oficina, bem como verificar as informações atualizadas das espécies categorizadas como Menos Preocupante (LC).

 

Os coor­denadores de táxon presentes na reunião foram os doutores Mi­chael Maia Mincarone, Fábio Di Dario e Marcelo Vianna, da UFRJ e o Dr. Raphael Mariano Macieira da UVV. Os pontos focais dos Centros são os analistas Roberta Aguiar dos Santos, do CEPSUL, Iara Braga Sommer do CEPENE e Nilamon Leite Júnior do TAMAR. Também participaram da reunião a equipe de apoio técnico de bolsistas dos três centros, e analista e bolsista do Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (CBC). Vale lembrar que está aberta a consulta pública no Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE), onde pesquisadores e especialistas podem contribuir com informações sobre as espécies. As fichas dessas espécies podem ser acessadas no módulo de consulta do SALVE, disponível aqui.

 

img 2019 04 participantes oficina preparatoria