Segundo Encontro Regional do PAN Corais abrange as áreas foco localizadas na Bahia e no Espirito Santo

(Itajaí - 06/11/2018) Os encontros regionais do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais) têm sido realizados por meio da parceria entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL / ICMBio) e o Instituto Coral Vivo – Museu Nacional do Rio de Janeiro, coordenação geral e executiva do PAN Corais.

 

O II Encontro Regional do PAN Corais ocorreu nos dias 9 e 10 de outubro na Praia do Forte, localizada no município Mata de São João-BA, a partir de um projeto desenvolvido pelo Instituto Coral Vivo, com o patrocínio da Petrobras. Os objetivos destes encontros foram o de identificar atores sociais que trabalham em prol da conservação dos ambientes coralíneos, promovendo a interação e o fortalecimento de redes locais, caracterizar o andamento de ações do PAN Corais e agregar novos colaboradores para a execução do Plano em nível regional.

 

img 2018 10 areas foco ii encontro regional pancorais praia do forteA equipe do Coral Vivo e do CEPSUL, responsável pela organização dos encontros regionais, desta vez contou com o apoio logístico do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), em sua sede na Praia do Forte que disponibilizou sua equipe de trabalho e diferentes espaços para a realização do encontro. Durante os dois dias do evento, assim como no encontro de Natal-RN, novamente estiveram presentes representantes do ICMBio, gestores de Unidades de Conservação, pesquisadores, professores e estudantes universitários, secretarias ambientais estaduais, organizações não governamentais, lideranças comunitárias representantes da pesca e de unidades de conservação, reunindo cerca de 50 pessoas. Neste II Encontro, foram convidados participantes dos estados da Bahia e do Espírito Santo, de acordo com a abrangência das áreas foco de 7 a 11 do PAN Corais.

 

As apresentações deste II Encontro foram organizadas em quatro blocos: (1) desafios e conquistas da gestão ambiental pública; (2) a conservação e a pesca: a busca por caminhos compartilhados; (3) o turismo em parceria com a conservação; e (4) pesquisa e monitoramento como estratégia de conservação. Ao total foram apresentadas 22 palestras sobre ações e projetos desenvolvidos pelos atores e instituições dentro das áreas foco citadas. Durante o evento foi construído um "Painel de Sinergias" das ações apresentadas no Encontro com os objetivos e as ações do PAN Corais. Ao final, este painel foi utilizado para realizar uma atividade em grupos no intuito de identificar como as ações apresentadas e os participantes podem contribuir para atingir os objetivos do PAN e quais as possibilidades de articulações entre os trabalhos apresentados.

 

Assim como no I Encontro Regional realizado em Natal no mês de junho, as informações colhidas no II Encontro serão sistematizadas para utilização dos resultados na II Monitoria do PAN Corais, que encontra-se em realização no formato virtual.

 

Entre os pontos fortes destacados pelos participantes, o encontro proporcionou a união de diversas áreas de conhecimento, um debate rico e crucial para o desenvolvimento de um bom trabalho, assim como a democratização nos processos de tomada de decisão e proposições no que tange à conservação dos ambientes coralíneos, oportunizando a manifestação de diferentes grupos, o compartilhamento de saberes, um espaço para novas articulações, cooperação e inspiração.

 

img 2018 10 alan machado resex cassurubal ii encontro regional pancorais praia do forteO pescador Alan Machado, da Resex Cassurubá na BA, presidente da colônia mãe, ficou muito feliz pela oportunidade em participar deste evento. Segundo ele, o Encontro Regional do PAN Corais "abre o espaço para além das instituições, ONGs e poder público, convidando a comunidade para construir e pensar algo relacionado aos corais, aos manguezais, à preservação do ambiente e do modo de vida tradicional. Acho que o caminho certo é este, envolver a sociedade em qualquer construção ou tomada de decisão, para depois não ter que rever o processo e causar um desgaste de discussões, como tem acontecido por exemplo com a publicação da 445. No final das contas se constrói algo pensado por vários atores, pensado localmente, valorizando muito mais as decisões, os planos de ação e planos de recuperação."

 

Segundo Anna Karina Soares, analista ambiental do CNPT / ICMBio, estes encontros "oportunizam a formação de redes mais locais e territoriais. Isto influencia não só no conjunto de parceiros, mas também na divulgação do PAN Corais, das suas ações e estratégias, possibilitando que mais pessoas venham aderir à rede de parceiros. Este II Encontro teve um momento muito especial que foi a apresentação do PAN Manguezal, porque para nós é muito importante conseguirmos integrar ações, identificar similaridades, considerando que muitas das questões do PAN Corais também estão no PAN Manguezal. Na atual conjuntura, otimizar recursos humanos e financeiros em encontros como este faz com que todos saiam ganhando, os ecossistemas, as espécies e as pessoas".

 

Flávia Guebert, coordenadora do Projeto Coral Vivo destacou a diversidade de atores envolvidos e o aprofundamento de discussões sobre temas de alta relevância. Para ela, também "foi muito importante conhecer novas iniciativas locais de sucesso (ex. Alan Machado – RESEX Cassurubá; também a integração das ações do Pan Manguezais) que no próprio evento foram citadas para terem suas replicações realizadas em outras localidades. As sinergias interpretadas no momento final do evento foram valiosas como exercício para reprodução de ações, agregar ideias e trocas entre atores deste complexo ecossistema."

 

Para Pablo Prata, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) do Espírito Santo, "a relevância da participação do IEMA no evento foi de grande valia, considerando que na Área Foco 11 do PAN Corais estamos desenvolvendo ações na unidade de conservação APA de Setiba que possuem forte relação com os objetivos do PAN para esta área. São ações de zoneamento e ordenamento das atividades pesqueiras e turísticas na porção marinha da APA e proposta de ampliação dos seus limites marinhos. De modo geral, entendemos que os objetivos do órgão estadual de meio ambiente estão em consonância com os do PAN Corais, demonstrando que ambas iniciativas podem prosperar ainda mais".

img 2018 10 participantes ii encontro regional pancorais praia do forte img 2018 10 grupo trabalho gestao ambiental publica ii encontro regional pancorais praia do forte