Instituto LARUS doa série de vídeos para o CEPSUL

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul - CEPSUL recebeu no dia 2 de junho a visita do Biólogo Alcides Dutra, dirigente e fundador do Instituto Larus, organização não governamental que há mais de 30 anos produz e divulga documentários sobre biodiversidade marinha brasileira. Na ocasião, Alcides em nome do Instituto Larus, doou uma série de vídeos sobre o mar catarinense.

Foram cinco DVDs da série Mar Catarinense. Em um dos vídeos pode ser observada  a agregação reprodutiva dos peixes-borboletas (Chaetodon striatus), sendo que o primeiro registro desta agregação foi realizado pelo Larus em um filme produzido para a TV. Na ocasião foi apresentado como justificava da importância de uma unidade de conservação marinha, para proteger as Ilhas Deserta, Arvoredo e adjacências. Isto ocorreu nove anos antes da criação da Redio Arvoredo.

"Nós e o Larus temos missões semelhantes em relação à disseminação do conhecimento sobre o ambiente marinho...."destaca a coordenadora do CEPSUL, Roberta Aguiar dos Santos.

"Os vídeos irão abrilhantar as iniciativas de educação ambiental conduzidas pelo CEPSUL", informa Eloisa Pinto Vizuete, analista ambiental responsável pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento, enfatizando a importância de poder utilizar o material.

O LARUS e o CEPSUL são velhos parceiros, já no início dos anos 80 os biólogos e documentaristas do LARUS participaram de vários cruzeiros no Navio de Pesquisa Diadorim - antiga embarcação do Centro - quando captaram as primeiras imagens submarinas exibidas em SC, focando cardumes de atuns, dourados, peixes-lua e tubarões. Foram protagonistas na criação de unidades de conservação na costa catarinense, como o caso da REBIO Arvoredo, e do primeiro Programa Estadual de Educação Ambiental do Brasil. Os documentários produzidos pelo LARUS já foram exibidos em mais de 100 países.

img Agregacao peixes borboleta img doacao Instituto Larus