Tubarão pescado em Santa Catarina

Na última sexta-feira, 25 de julho de 2014, um pescador de Sambaqui (Florianópolis/ SC) capturou um tubarão em sua rede.

Em um primeiro momento, foi noticiado por algumas mídias que tratava-se de um tubarão-tigre. Contudo, quando consultado, o analista ambiental do CEPSUL, Jorge Eduardo Kotas, analisou as fotos do animal e viu que era um juvenil de mangona ou tubarão-touro (Carcharias taurus).

Carcharius taurus é uma espécie costeira, ocorrendo principalmente entre 15 e 25 m de profundidade. Embora os filhotes nasçam com aproximadamente um metro, é uma espécie de crescimento lento. Os machos amadurecem por volta de 1,95 m e as fêmeas, que são maiores, por volta dos 2,18 - 2,35 m. A gestação que ocorre a cada dois anos, dura de nove meses a um ano. Ocorre canibalismo intrauterino, nascendo dois filhotes por vez.

Podem formar agregações, principalmente para alimentação e reprodução.

A mangona é uma espécie dócil, utilizada em aquários públicos em vários países e observada em turismo de mergulho na África do Sul e Austrália. Está listada como Vulnerável pela IUCN Red List (Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais). Sua vulnerabilidade está atribuída à pesca, ciclo de vida e baixa fecundidade.

img mangona jul14

Foto: Celso Martins. Fonte: http://daquinarede.com.br/2014/07/dinha-pesca-tubarao-tigre-de-15-quilos/