Intercâmbio entre Projeto TAMAR e Projeto Tartarugas no Mar

Técnico do Projeto TAMAR Sul – Itajaí faz intercâmbio de informações com equipe do Projeto Tartarugas no Mar da cidade de Rio Grande (RS), patrocinado pela Petrobras Ambiental e vinculado ao Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental do Rio Grande do Sul.

Na semana do dia 14 de julho de 2014, Luiz Rodrigo Maçaneiro - técnico do TAMAR Sul – Itajaí, sediado no CEPSUL, esteve em Rio Grande para intercâmbio com o Projeto Tartarugas no Mar, sediado nesta cidade.

Maçaneiro apresentou uma palestra sobre as ações do Projeto TAMAR no porto de Itajaí para a equipe do Projeto Tartarugas no Mar; realizou saídas de campo no porto de Rio Grande e fez entrevistas com os mestres das embarcações de espinhel obtendo dados das pescarias e reforçando a importância do uso do anzol circular e outras medidas mitigadoras que evitam a pesca incidental de tartarugas marinhas.

Já nos dias 21 e 22 de julho, o estagiário Diego Farias do Projeto Tartarugas no Mar esteve em Itajaí para realizar o reconhecimento do porto pesqueiro de Itajaí e participar de entrevistas com os mestres de embarcações de espinhel junto com a equipe do Projeto TAMAR.

O objetivo final deste intercâmbio é a troca de informações sobre a pescaria de espinhel pelágico de superfície; o uso da mesma metodologia de coleta de dados para caracterização das embarcações desta frota que utilizam os dois portos pesqueiros; melhoria na interação com os pescadores e; divulgação de medidas mitigadoras para proteção das tartarugas marinhas.

img Luiz Rio Grande entrevista img anzois2

img Luiz Rio Grande palestra