Avaliação do estado de conservação de peixes ósseos marinhos

Está em andamento a avaliação do estado de conservação das espécies de peixes marinhos do Brasil, que será a base científica para elaboração da próxima lista de espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira.

O ICMBio, através da Coordenação de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (COABio), subordinada à Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DIBIO), em parceria com a União Mundial para a Conservação da Natureza (UICN), está conduzindo este processo de avaliação, com uso das categorias, critérios e metodologia da UICN. O processo prevê também a consulta a especialistas pela internet, cujas informações serão utilizadas nas Oficinas destinadas à categorização das espécies, para posterior validação dos resultados. Nesta etapa de consulta os especialistas podem contribuir com informações sobre os aspectos taxonômicos, história de vida, dados populacionais e as principais ameaças a cada táxon a ser avaliado. Esta etapa é de extrema importância nesse processo, porque é a partir desse conhecimento que os critérios e categorias podem ser aplicados. Quanto maior a participação da comunidade científica, melhores e mais consistentes as avaliações em um processo transparente e participativo.

As informações do processo de Avaliação do Estado de Conservação das Espécies Marinhas de Actinopterygii, (ponto focal - CEPSUL) e de como colaborar podem ser obtidas através do link:

http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/2745-peixes-marinhos.html

A próxima oficina ocorrerá entre 28/10 a 01/11 de 2013 na ACADEBio, em Iperó - SP.

img Stephanoplepis hispidus