CEPSUL realiza com sucesso Seminário Isca-Viva

No dia 20 de setembro de 2013 foi realizado, no CEPSUL, o Seminário Isca-Viva. O mesmo foi promovido pelas três instituições participantes no projeto: UFSC, CEPSUL e UNIVALI.

O Projeto Isca-Viva é beneficiário do Auxílio Financeiro a Projeto de Pesquisa (AUXPE) concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) no âmbito do Edital Ciências do Mar nº 09/009. O principal objetivo do projeto é contribuir com o processo de gestão pesqueira da sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) no sudeste-Sul do Brasil, a partir de ações de monitoramento ambiental e do desenvolvimento de técnicas de produção e manejo de juvenis da espécie, utilizados como engodo pela frota atuneira (isca-viva), visando à redução do impacto da exploração da frota sobre os estoques naturais.

Cada instituição participante do projeto tem um papel. A UFSC é a coordenadora geral junto à CAPES e assumiu atividades de pesquisa e desenvolvimento de ações relacionadas à reprodução e larvicultura da sardinha em ambiente controlado, manejo alimentar e exigência proteica da espécie, além da análise dos custos da produção de juvenis. Também coube à UFSC, a avaliação da distribuição de ovos e larvas da sardinha-verdadeira na região costeira de Santa Catarina. Essas atividades foram desenvolvidas pelo LAPMAR e LAPAD da UFSC.

Ao CEPSUL, coube a realização de cruzeiros de pesquisa para monitoramento de ovos e larvas e de qualidade da água na costa catarinense; diagnosticar a pesca da isca-viva realizada pela frota atuneira; e estruturar a unidade experimental de pesquisa marinha junto ao CEMar/ UNIVALI.

Já a UNIVALI, ficou com a tarefa de realizar pesquisas de desenvolvimento e manutenção das sardinhas em tanques-rede, com o objetivo de identificar a influência de diferentes dietas alimentares, da disponibilidade de plâncton e da qualidade da água no crescimento e sobrevivência das sardinhas cultivadas, bem como identificar técnicas de manejo que permitam realizar a transferência das larvas de sardinhas produzidas em laboratório para o mar e dos juvenis de sardinhas mantidas nos tanques-rede para as embarcações atuneiras.

Estiveram presentes, além de pesquisadores e estudantes das três instituições, pescadores, representantes de sindicatos de pesca e armadores.

Um dos objetivos do seminário era responder se é possível produzir isca-viva em cativeiro. E sim, é possível. A primeira etapa foi vencida, mas de acordo com os palestrantes, ainda há muito a se estudar.

img sem isca viva img sem isca viva Ana img sem isca viva Daniela img sem isca viva Vinicius
img sem isca viva Karen img sem isca viva Manzoni img sem isca viva Valquíria img sem isca viva Jefferson