Servidores participam de Curso sobre Montagem, Instalação e Uso do Turtle Excluder Devices - TED

Os Analistas Ambientais do CEPSUL, Antonio Alberto da S. Menezes, Felipe Farias Albanez e Celso Fernandes Lin, no período de 9 a 11 de setembro, juntamente com o corpo técnico do TAMAR, Agentes de Fiscalização do IBAMA, armadores de pesca, redeiros e mestres de embarcações pesqueiras, participaram do Curso Prático sobre Montagem, Instalação e Uso do Turtle Excluder Devices - TED realizado na sede do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI).

Este curso foi ministrado pelos instrutores, Sra. Marlene Menard, do Departamento de Comércio e do Sr. Jack Forrester do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), ambos dos Estados Unidos da América.

O TED é um dispositivo de escape de tartarugas durante a pescaria e foi introduzido pela primeira vez para os barcos que capturam camarão nos EUA no final de 1980. São colocados nas redes de camarão e protegem mais do que apenas as tartarugas marinhas. Os TEDs não só evitam o afogamento desnecessário destes animais, como protegem a biodiversidade marinha global, permitindo que outras espécies escapem das redes de arrasto. Beneficiam, também, a pesca comercial e as comunidades costeiras por meio de redução de capturas acessórias.

Os TEDs são uma parte importante de uma estratégia de proteção de tartarugas marinhas em geral, que também deve incluir questões como a criação de áreas marinhas protegidas, limitação do esforço de pesca e busca de soluções para outras técnicas de pesca de grande impacto, como a pesca com long-line e rede de emalhar.

O crescente mercado consumidor dos EUA para produtos ecologicamente e socialmente responsáveis (por exemplo, o "tree-free paper" ou papel ecológico, a pesca de atum "Dolphin-Safe" e os produtos livres de crueldade – que não fazem testes com animais) oferece um ótimo nicho de mercado para aqueles que utilizam os padrões e as melhores tecnologias disponíveis para comercializar e fabricar produtos ecologicamente corretos.

A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente nº 31, de 13 de dezembro de 2004, regulamenta a utilização do TED nas embarcações camaroneiras acima de 11 metros de comprimento. O camarão pescado nessas condições pode ser comercializado no mercado norte americano com o certificado Turtle Safe.