CEPSUL amostra espécie rara de tubarão

No dia 09 de agosto do presente ano, o CEPSUL fez amostragem biológica de três tubarões adultos da espécie Galeus mincaronei, conhecido como cação-lagarto.

Os animais foram trazidos para o laboratório do Centro em julho de 2013, após serem pegos durante o acompanhamento de desembarque pesqueiro nos portos de Itajaí. Os exemplares foram capturados por barco de arrasto, entre 400 e 500 m de profundidade por fora da Barra de Rio Grande. Na amostragem verificou-se que se tratavam de duas fêmeas e um macho. O tamanho variou de 39 a 42 cm e o peso de 147 a 181 g. As fêmeas amostradas estavam maturas, mas não estavam grávidas. O macho também estava maturo, apresentando espermatozóides em seu aparelho reprodutor.

A espécie pertence à família Scyliorhinidae e é endêmica para o sul do Brasil. Habita recifes de águas profundas na parte superior do talude continental em profundidades de 200 a 600 m e temperatura média de 08 ° C, em ambientes com ocorrência de corais, gorgônias e esponjas. Esses animais podem chegar até 43 cm de comprimento. O cação-lagarto é uma espécie ovípara, ou seja, coloca seus ovos na água, só que protegidos por uma cápsula. A biologia da espécie é pouco conhecida, por ser um animal de grandes profundidades. Estima-se que esteja ameaçado devido à grande incidência da pesca em sua extensão de ocorrência que é restrita.

Atualmente, Galeus mincaronei está categorizada como Vulnerável pela lista vermelha da IUCN. Já no Brasil, a espécie foi categorizada como Dados Deficientes na última avaliação (2012).

img Galeus mincaronei img Galeus mincaronei2