ICMBIO realiza curso do PROGRAMA MONITORA na APACC

DSC 0056Entre os dias 27 e 29 de abril, em Tamandaré-PE, a Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade (COMOB), o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE) e o NGI Costa dos Corais realizaram, nas dependências do CEPENE, a etapa presencial do 1º Curso de Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC).

 

 

programa monitoraO curso faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (MONITORA/ICMBio), Subprograma Marinho Costeiro. O Programa foi instituído pela Instrução Normativa ICMBio n.º 3/2017, e reformulado pela IN ICMBio n.º 2/2022 (clique para saber mais). Essa capacitação foi uma complementação do curso realizado de forma virtual entre os dias 28 e 31 de março com outras Unidades de Conservação (UCs) do Nordeste (clique para assistir as aulas).

O monitoramento da pesca é uma ferramenta de alta relevância para a gestão pesqueira. As ações de monitoramento são fundamentais para o conhecimento sobre os recursos pesqueiros, a biodiversidade e a exploração desses recursos. Nas UCs, esse monitoramento permite desenvolver estratégias para proteção e manejo da biodiversidade costeiro-marinho, pautando o uso sustentável de recursos pesqueiros com o conhecimento sobre a ocorrência e áreas de distribuição das espécies.

O evento foi realizado no CEPENE, contando com a participação de lideranças da pesca, bolsistas, estagiários e voluntários, O curso foi planejado e ministrado pelas equipes da COMOB, CEPENE e APACC depois de um amplo processo de discussão entre o ICMBio e o setor pesqueiro.

Na oportunidade, foram discutidas várias pautas, como o diagnóstico da pesca da UC, realizado em 2019, que servirá de parâmetro para o planejamento. Para saber mais sobre o Diagnóstico da Pesca da APA Costa dos Corais clique aqui:

Além disso, foram temas de discussão os protocolos de monitoramento da pesca, abordagem de entrevistas com pescadores, planejamento da coleta, tratamento e análise de dados, estratégias de interpretação coletiva dos resultados e comunicação.
Os cursistas também realizaram atividades práticas como a simulação de entrevista, biometria de peixes, moluscos e crustáceos e o preenchimento de formulários do monitoramento.

No site do ICMBio está disponível uma apostila que trata dos temas abordados no curso.(clique para conhecer)

2022 Curso APACC Leo2 2022 Curso APACC Leo
2022 Curso APACC Laura 41  2022 Curso APACC Laura 43
DSC 0008 DSC 0016

 

O 1º Curso de Monitoramento Participativo da Pesca Artesanal na Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) é o primeiro passo para a retomada das atividades presenciais da gestão da pesca na UC, que foi bastante prejudicada em função da pandemia de Covid-19.

A partir do curso a equipe da APACC, com apoio do CEPENE, está trabalhando na organização para desenvolvimento do planejamento participativo da gestão da pesca, sempre em parceria com o setor. Para tal, as reuniões presenciais com pescadores e pescadoras, nos diferentes municípios da UC serão retomadas.

Em paralelo, a equipe da APA Costa dos Corais já vem buscando estratégias para o fortalecimento da Rede de Pesca da APACC, referência nacional no engajamento, articulação e protagonismo.

 

 

LOGO PESCA APACC

 

ICMBIO realiza curso do PROGRAMA MONITORA na APACC