Anfíbios e Répteis do Brasil

A herpetologia é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios, incluindo estudos voltados a sua classificação, ecologia, comportamento, fisiologia, paleontologia, entre outros.

Mais de 8400 espécies de anfíbios são conhecidas no mundo, sendo o Brasil o país com a maior diversidade desse grupo. As espécies de anfíbios conhecidos até o momento no Brasil compreendem 1188 espécies, sendo 1144 espécies de anuros (rãs, sapos e pererecas), seguidos de cecílias (39 espécies) e salamandras (5 espécies) (Segalla e colaboradores, 2021). Essa incrível riqueza nos impõe o dever de proteger as espécies de anfíbios, que são pequenos no tamanho, mas com importância imensa para o funcionamento dos ecossistemas. Acesse a lista atual de anfíbios brasileiros.

Os répteis, por serem controladores de diversas outras espécies de invertebrados e vertebrados, são também de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental. No mundo são conhecidas mais de 11600 espécies de répteis. De acordo com Costa e colaboradores (2022), o Brasil ocupa atualmente o 3º lugar em riqueza de espécies desse grupo, contando com 848 espécies registradas em nosso território. Desse total de espécies encontramos 38 quelônios, 6 jacarés, 82 anfisbenas, 292 lagartos e 430 serpentes. Acesse a lista atual de répteis brasileiros.