Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Fiscalização apreende mais de uma tonelada de caranguejos
Início do conteúdo da página

Fiscalização apreende mais de uma tonelada de caranguejos

Publicado: Quinta, 19 de Março de 2020, 18h19
Espécie está em período de defeso, o que torna a sua coleta e comercialização proibidas.

defeso caranguejo fiscmat
Foto: Acervo Resex Mãe Grande de Curuçá

Entre os dias 10 e 15 de março, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal da Polícia Civil do Estado do Pará (Demapa/PA) realizaram a Operação Cordatus II, que ocorre no âmbito da Operação Tolerância Zero.

O objetivo principal da operação é a coibição da captura, transporte e comercialização do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) durante o período de defeso da espécie, conforme a Instrução Normativa MAPA nº 1 de 03/01/2020, como também verificar possíveis desmatamentos de áreas de manguezal e coibir a pesca ilegal. O período de defeso é a época de reprodução do caranguejo-uçá, no qual ele fica suscetível à captura.

Os fiscais percorreram mercados municipais, feiras, portos de desembarque pesqueiro e trapiches, bem como barreiras rodoviárias em diversos pontos das rodovias estaduais que dão acesso às Reservas Extrativistas de Mãe Grande de Curuçá; São João da Ponta; Mestre Lucindo e Cuinarana, que se localizam na região conhecida como Salgado Paraense.

Foram lavrados 24 autos de infração, que totalizaram R$ 95.170,00 em multas; e apreendidos 1,3 tonelada de caranguejo, correspondentes a aproximadamente 7,6 mil indivíduos. Os animais foram soltos nos manguezais de origem.

De acordo com o coordenador da fiscalização, Patrick Jacob, a atividade foi realizada com êxito, à medida que atendeu diversas denúncias das comunidades locais a respeito da captura ilegal durante o período de defeso.


Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS)


Comunicação
(61) 2028-9280

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página