CMA participa de Workshop para revisão de status de conservação da toninha.

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos (CMA) participou do Workshop Preparatório para Revisão do Status da Toninha (Pontoporia blainvillei) do Comitê Científico da Comissão Internacional Baleeira. O evento foi organizado pelo Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), e contou com a presença de pesquisa - dores da América do Sul.

A coordenadora do CMA, Fábia Luna, e o pes - quisador Juan Pablo, bolsista GEFMar, participa - ram do evento que teve como finalidade reunir o máximo de informações possíveis sobre a es - pécie. ''Foram levantadas diversas publicações (nacionais e internacionais) de caráter de estru - tura populacional, estimativa de abundância, pa - râmetros biológicos, ameaças da espécie, ações de manejo e conservação para subsidiar a revisão do status da espécie", informou a coordenadora.

Os pesquisadores elaboraram papers para se - rem submetidos ao Comitê Científico da CIB que, junto com outros artigos já publicados, serão utilizados para embasar a revisão do status da espécie no âmbito da Comissão. Essa revisão é Giulianna Appel realizada por pesquisadores dos diversos países signatários que se reunirão em maio para tratar da toninha e diversos outros assuntos referentes a cetáceos.

SOBRE A ESPÉCIE: A toninha é uma espécie de golfinho endê - mica do Atlântico Sul Ocidental, tendo sua dis - tribuição do Espírito Santo (ES), no Brasil, até a costa norte da Argentina, no Golfo San Matias. As fêmeas adultas medem aproximadamente 1,7 metro enquanto que o macho é um pouco me - nor, mede cerca de 1,6 metro. São os menores golfinhos da América do Sul. Golfinhos são geralmente conhecidos por se - rem animais extremamente carismáticos e bastan - te curiosos, mas a toninha possui personalidade bem mais tímida que seus parentes. Atualmente, também é o golfinho mais ameaçado de extin - ção. Sua classificação na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção é Criticamente em Perigo (CR).