Estágios/Trabalho voluntário

Trabalho Voluntário no CENAP/ICMBio

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros – CENAP/ICMBio, localizado em Atibaia, São Paulo, tem ampliado suas atividades e vem necessitando de cada vez mais apoio técnico para atuar em suas principais frentes de trabalho: Programa de Monitoramento da Biodiversidade em Unidades de Conservação, Programa de Educação Ambiental, Análise de Ocorrências e Conflitos, Organização e Manutenção do Banco de Amostras Biológicas e Alimentação do Sistema de Informações de Carnívoros Brasileiros.

O CENAP poderá receber voluntários por um período mínimo de 30 dias (8 horas diárias), podendo ser renovado em caso de interesse posterior. Os candidatos deverão ser, preferencialmente, estudantes ou profissionais das áreas de biologia, veterinária, e afins.

As atividades do voluntário serão desenvolvidas na sede do CENAP, na cidade de Atibaia/SP.

Vale destacar que as atividades estão restritas basicamente ao trabalho de escritório, havendo poucas saídas a campo. Também não temos animais em cativeiro. No entanto, ao colaborar com as atividades do centro, o voluntário poderá obter e/ou ampliar sua experiência profissional em relação aos seguintes aspectos da conservação dos carnívoros neotropicais:

  • Legislação sobre fauna;
  • Armadilhas fotográficas: instalação e manutenção, triagem e identificação de imagens e filmes, uso de softwares especializados, análise de dados;
  • Manejo de carnívoros in situ e ex situ;
  • Manejo e manutenção de amostras biológicas;
  • Resolução de conflitos entre predadores e população humana;
  • Técnicas de armazenamento e avaliação de dados;
  • Acompanhamento da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa.

O CENAP não tem como oferecer nenhum tipo de ajuda de custo, nem alojamento, portanto todas as despesas devem ser custeadas pelo próprio voluntário, que terá direito a certificado do período de voluntariado técnico.

Os interessados devem enviar currículo resumido (dados completos, inclusive telefone e e-mail) acompanhado de carta especificando o período de interesse em realizar o trabalho voluntário para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Estágio obrigatório no CENAP/ICMBio

O CENAP poderá receber candidatos a estágio obrigatório, também conhecido como estágio curricular, que é aquele exigido por algumas faculdades para a cumprimento das obrigações acadêmicas.

Este estágio poderá ser feito por um período mínimo de 30 dias. Os candidatos deverão ser, preferencialmente, estudantes das áreas de biologia ou veterinária.

As atividades do estagiário serão desenvolvidas na sede do CENAP, na cidade de Atibaia/SP.

Vale destacar que as atividades estão restritas basicamente ao trabalho de escritório, havendo poucas saídas a campo. Também não temos animais em cativeiro. No entanto, ao colaborar com as atividades do centro, o estagiário poderá obter e/ou ampliar sua experiência profissional em relação aos seguintes aspectos da conservação dos carnívoros neotropicais:

  • Legislação sobre fauna;
  • Armadilhas fotográficas: instalação e manutenção, triagem e identificação de imagens e filmes, uso de softwares especializados, análise de dados;
  • Manejo de populações de carnívoros in situ e ex situ;
  • Manejo e manutenção de amostras biológicas;
  • Resolução de conflitos entre predadores e população humana;
  • Técnicas de armazenamento e avaliação de dados;
  • Acompanhamento da elaboração e avaliação de projetos de pesquisa.

O CENAP não tem como oferecer nenhum tipo de ajuda de custo, nem alojamento, portanto todas as despesas devem ser custeadas pelo próprio estagiário, que terá direito a certificado.

Os interessados devem enviar currículo resumido (dados completos, inclusive telefone e e-mail) acompanhado de carta especificando o período de interesse em realizar o trabalho voluntário para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Saliento que para o estágio obrigatório é necessária a formalização de um Acordo de Cooperação entre o CENAP/ICMBio e a Universidade do candidato. Este processo precisa ser analisado pela Procuradoria Jurídica do ICMBio e pode ter um tempo de tramitação longo, cerca de 6 meses. Portanto, para a realização de estágio obrigatório precisamos que o pedido seja feito com bastante antecedência.