Quem Somos

Sobre o Centro

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) é um dos 14 Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como missão proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental. O foco do CEMAVE é a realização de pesquisa e a conservação de aves silvestres em todo o território brasileiro.

painel-CEMAVE8

ABOUT US

The National Center for Wild Bird Research and Conservation (CEMAVE) is one of the 14 Research and Conservation Centers of the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio), an agency linked to the Ministry of Environment of Brazil (MMA) that has the mission of protecting the natural heritage and promoting the socio and environmental development. The goals of CEMAVE are the research and conservation of wild birds all over the brazilian territory.

 

quem-somos-1

 

Um pouco de história

 

Desde meados dos anos 1960 são registradas iniciativas de anilhamento de aves silvestres no Brasil. Contudo, os projetos pioneiros tinham curta duração e não utilizavam métodos padronizados. Ciente disto, entre 1977 e 1978 o então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), órgão responsável pela proteção da fauna no país, iniciou um projeto chamado Centro de Estudos de Migração de Aves (CEMAVE), vinculado ao seu Departamento de Parques Nacionais e Reservas Equivalentes. Os principais objetivos do CEMAVE eram: divulgar a técnica de anilhamento de aves, especialmente por meio de cursos; propor uma sistematização para o anilhamento no país; e realizar investigações sobre espécie migratórias que utilizavam o território nacional.

Em 1989, pela fusão do IBDF com outros órgãos, foi criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Três anos após sua criação o CEMAVE passou por uma intensa reestruturação, tranformando-se num dos Centros Nacionais para a Conservação e Manejo de Fauna do novo Instituto, com o nome de Centro de Pesquisa para a Conseração de Aves Silvestres. Com essa mudança o CEMAVE, agora com novo escopo, passou a colaborar intensamente com a agenda conservacionista e o manejo de aves silvestres.

Nome-CEMAVE-fachada

Em 2007, a partir de um desmembramento do Ibama, foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O CEMAVE foi então renomeado como Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres, somando-se às suas atribuições a coordenação dos Planos de Ação Nacional para a Conservação e a elaboração da lista oficial de espécies de aves ameaçadas do Brasil.    

                         ________________________________________________________________________________________________________

 logo-cemave

Evolução da logomarca do CEMAVE ao longo de sua história

 _______________________________________________________________________________________________________

 

Coordenadores/chefes do CEMAVE

  • Renato Petry Leal  - IBDF
  • Paulo de Tarso Zuquim Antas - IBDF/Ibama
  • Albano Schulz Neto - Ibama
  • Monica Koch - Ibama
  • João Luiz Xavier do Nascimento - Ibama/ICMBio
  • Priscilla Prudente do Amaral - ICMBio