O Que Fazemos

Somos o Centro responsável pela Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras e pela elaboração e coordenação de Planos de Ação Nacionais (PAN) para conservação de espécies de aves brasileiras ameaçadas de extinção e das aves migratórias.

Por meio do gerenciamento e manutenção do Sistema Nacional de Anilhamento de Aves Silvestres - SNA, coordenamos o programa nacional de marcação de aves na natureza com anéis numerados (anilhas), o maior do gênero na América Latina.

Promovemos cursos nacionais e internacionais sobre o anilhamento de aves silvestres e desenvolvemos pesquisas de campo voltadas ao monitoramento (Programa Monitora) e à manutenção das populações naturais de aves em Unidades de Conservação, especialmente aves ameaçadas de extinção e aves migratórias. Orientamos alunos de iniciação científica e recebemos bolsistas que colaboram nas diversas áreas de atuação do Centro.

o-que-fazemos3

Com análises e manifestações sobre a avifauna, oferecemos apoio técnico para a elaboração dos Planos de Redução de Impactos à Biodiversidade (PRIM), planos de manejo e processos de criação e ampliação de UCs.

Subsidiamos tecnicamente as manifestações do ICMBio em processos de licenciamento ambiental, quando há potenciais impactos sobre espécies de aves ameaçadas, e a emissão de autorizações para pesquisa científica e atividades didáticas (SISBIO) envolvendo aves silvestres no Brasil.

Elaboramos e executamos planos de manejo adaptativos de espécies nativas de aves e planos de prevenção e controle de espécies exóticas invasoras com impactos sobre aves silvestres.

Apoiamos tecnicamente o Ibama por meio de manifestações sobre licenças CITES para aves e gerenciamos bancos de dados com informações ecológicas e geoespaciais de aves brasileiras.

o-que-fazemos-4

Produzimos material informativo e divulgamos conhecimento técnico e científico sobre aves, inclusive em e para as Unidades de Conservação, incluindo o incentivo e orientações para o planejamento e a realização de atividades de observação de aves.

Até abril de 2020 publicamos a revista ORNITHOLOGIA, destinada a artigos científicos originais, enfocando os seguintes temas: pesquisas utilizando a técnica do anilhamento, distribuição geográfica, migrações, ecologia e conservação de aves.

 

Atualmente as principais ações do Centro estão distribuídas nos seguintes macroprocessos institucionais: